LEVANTAMENTO DA FREQUÊNCIA DAS ANOMALIAS CONGÊNITAS EM RÉCEM-NASCIDO NO MUNICÍPIO DE VALENÇA-BA NO PERÍODO DE 2013 A 2023

Autores

  • Micheline Nascimento da Cruz Faculdade Atenas - Valença/Ba
  • Leonardo Ferreira da Maia Faculdade Atenas - Valença - Ba
  • Synara Regina dos Santos Andrade
  • Samanta Oliveira Pires Lopes
  • Marilane Andrade Pereira
  • Cintia Menezes dos Santos Souza

Palavras-chave:

Anomalias Congênitas, Mortalidade Infantil, Saúde neonatal, Epidemiologia

Resumo

As anomalias congênitas representam um importante problema de saúde pública, sendo a segunda principal causa de mortalidade infantil no Brasil. Este estudo delimita-se à análise da frequência dessas anomalias em recém-nascidos no município de Valença-BA, entre 2013 e 2023, com o objetivo geral de identificar as mais prevalentes e compreender suas possíveis causas. Especificamente, busca-se determinar quais anomalias são mais recorrentes, discutir seus impactos e investigar fatores associados ao seu desenvolvimento. A hipótese considera que as anomalias osteomusculares sejam as mais comuns, seguidas pelas cardiopatias congênitas e fendas orais. Justifica-se a relevância deste estudo pelo impacto dessas condições na morbimortalidade neonatal, na qualidade de vida dos afetados e no ônus para o sistema de saúde. A pesquisa utiliza metodologia descritiva e exploratória baseada em revisão da literatura e análise de dados do DATASUS. Espera-se que os resultados possam subsidiar políticas públicas voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e assistência aos portadores de anomalias congênitas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira da Maia, Faculdade Atenas - Valença - Ba

Discente do Curso de Medicina da Faculdade Atenas – Valença - Ba.

Synara Regina dos Santos Andrade

Discente do Curso de Medicina da Faculdade Atenas – Valença - Ba

Samanta Oliveira Pires Lopes

Discente do Curso de Medicina da Faculdade Atenas – Valença - Ba

Marilane Andrade Pereira

Orientadora;

Graduação em Biologia formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialização em docência do ensino superior (FACTIVA), Mestrado em Sistemas aquáticos Tropicais pela Universidade Estadual de Santa Cruz - BA, Especialização em Neurociência, Comunicação e desenvolvimento humano (em andamento), Especialização em Comunicação e Técnicas de Oratória. Atualmente é Professora pela Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG) (Enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e educação física). Atua como Presidente da Comissão Própria de autoavaliação Institucional (CPA) da FAZAG; Coordenadora da Iniciação Científica da FAZAG; Orientadora da Iniciação científica da Faculdade Atenas. Tem experiência em Educação e realiza treinamento em Metodologia ativa de ensino-aprendizagem, atuando na iniciação científica e extensão com a seguinte temática: Anomalias congênitas e Educação permanente itinerante com enfoque na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em estudantes da educação básica (Ensino Médio) da rede pública e privada.

Cintia Menezes dos Santos Souza

Coorientadora;

Especialista em Segurança do Paciente, Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, Obstetrícia, MBA em Urgência, Emergência e UTI.

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Nascimento da Cruz, M., Ferreira da Maia, L., dos Santos Andrade, S. R., Oliveira Pires Lopes, S., Andrade Pereira, M., & Menezes dos Santos Souza, C. (2025). LEVANTAMENTO DA FREQUÊNCIA DAS ANOMALIAS CONGÊNITAS EM RÉCEM-NASCIDO NO MUNICÍPIO DE VALENÇA-BA NO PERÍODO DE 2013 A 2023. Revista Dos Seminários De Iniciação Cientifica, 6(1). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/resic/article/view/582

Edição

Seção

Artigos