DISTÚRBIOS NEUROPSIQUIÁTRICOS E NEUROMODULAÇÃO NÃO INVASIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE ALUNOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Doenças do Sistema Nervoso, Estimulação Magnética Transcraniana, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Transtornos Mentais

Resumo

Este artigo descreve a experiência de uma iniciação científica realizada ao longo do ano de 2024-2025 na Faculdade Atenas de Sete Lagoas (MG) focada na linha de pesquisa sobre "Doenças Neuropsiquiátricas". O estudo adotou metodologias ativas e problematizadoras para proporcionar aos acadêmicos uma abordagem pedagógica que ultrapassa os limites da grade curricular, com ênfase na construção do conhecimento. O relato abrange as atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Medicina junto ao professor orientador, durante o período de pesquisa. Os resultados indicam que a Neuromodulação Não Invasiva (NNI), técnica de neuromodulação baseada na indução eletromagnética, tem a capacidade de modular a excitabilidade cortical, oferecendo um potencial terapêutico para uma série de distúrbios neurológicos e psiquiátricos, configurando-se como uma alternativa promissora no tratamento dessas condições.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, D. L., Bruna Guimarães Fernandes Tavares, Camila Santos Franco, Felipe Oliveira Santos, Helena Cristine Leal, Richard Braga Martins Fernandes, … Luciano Rezende Vilela. (2025). DISTÚRBIOS NEUROPSIQUIÁTRICOS E NEUROMODULAÇÃO NÃO INVASIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE ALUNOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Dos Seminários De Iniciação Cientifica, 7(2). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/resic/article/view/594