RODA DE CONVERSA: Educação em saúde com enfoque na humanização e autonomia no parto

Autores

  • Bruno Henrique Caetano Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Lívia Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Lara Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Maria Eduarda Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Renata Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Larissa Faculdade Atenas de Sete Lagoas
  • Milene Faculdade Atenas de Sete Lagoas

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Parto Humanizado, Cesárea, Obstetrícia, Autonomia Pessoal

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições da realização da roda de conversa para o fortalecimento da autonomia da mulher no processo de parto e nascimento. Materiais e Métodos: Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, em que se utilizou o recorte da pesquisa “Construindo estratégias para o fortalecimento e o resgate da autonomia das mulheres no processo de parto e nascimento", desenvolvido por meio de rodas de conversa com gestantes inscritas no sistema de pré-natal (SIS Pré-Natal) do distrito Sanitário de Venda Nova, em Belo Horizonte/Minas Gerais. O presente estudo foi realizado no período puerperal das participantes que elaboraram seu plano de parto no período pré-natal. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, no período de janeiro de 2016 a janeiro de 2017. Foram entrevistadas 30 mulheres, escolhidas de forma intencional entre as participantes do estudo principal. Para a análise dos dados, seguiram-se os passos da análise temática de conteúdo. Este trabalho segue normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, contidas na Resolução (466/2012) do Conselho Nacional de Saúde. Foi inscrito no sistema Plataforma Brasil para submissão do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, o qual ofereceu parecer favorável sob o nº 462.748, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) com parecer n° 508.446 e o edital FAPEMIG 07/2012.Resultados: Os resultados dessa pesquisa mostraram que o plano de parto influencia positivamente no processo de parto e na sua finalização. As mulheres participantes relataram ter seus desejos consentidos e/ou discutidos, além de perceberem maior respeito dos profissionais em relação ao cuidado no processo de parto e nascimento, respeito à sua individualidade e integridade corporal.Conclusão: Os resultados encontrados corroboram com a importância de se levar em conta a individualidade de cada uma das gestantes, acolhendo suas preferências e histórias de vida. O estímulo à participação e envolvimento das mulheres na Roda de Conversa contribui beneficamente para o exercício da sua autonomia no processo de parto e nascimento.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Henrique Caetano, B., Luiza Galvão, L., Morais Braga, L., Alves Caixeta , M. E., Elizabeth da Silva , R., Viana Almeida de Lieberenz, L., & Silva Rodrigues, M. (2025). RODA DE CONVERSA: Educação em saúde com enfoque na humanização e autonomia no parto. Revista Dos Seminários De Iniciação Cientifica, 7(2). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/resic/article/view/602