Uso de telas: ações de educação em saúde.
Resumo
INTRODUÇÃO
O uso da internet se tornou parte importante do cotidiano das famílias brasileiras. Atualmente muitas crianças e adolescentes fazem uso excessivo de telas. Isso traz repercussões negativas no desenvolvimento das crianças, como problemas comportamentais ou de saúde mental, tais como irritabilidade, ansiedade, depressão, isolamento, transtornos da imagem corporal e da autoestima, dependência ou uso problemático das mídias interativas, transtornos do sono, da alimentação, do sedentarismo e da falta da prática dos exercícios; aumento da violência, cyberbullying, comportamentos auto lesivos, gestos suicidas, uso de drogas, anabolizantes e vaping, além dos riscos da sexualidade, nudes, sexting, estupro virtual, exploração sexual comercial e abusos sexuais, pornografia e redes online de pedofilia (SBP, 2024).
É importante a realização de ações para promoção de saúde das crianças, visando uma infância saudável e um desenvolvimento positivo, buscando sempre destacar a importância de brincadeiras e jogos para o desenvolvimento integral da criança, que trazem um impacto positivo nas áreas cognitivas, sociais, emocionais e físicas das crianças e adolescentes. Eles promovem a aprendizagem, a socialização, a expressão de sentimentos e o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta (CARNEIRO; DODGE, 2007).
Assim, o objetivo do projeto de extensão foi realizar ações de promoção de saúde e prevenção dos impactos e agravos relacionados ao uso de telas em crianças com idade de 06 a 07 anos, em uma escola municipal na cidade de Passos-MG.
METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão, realizado por graduandas do curso de Medicina, em uma escola municipal, de uma cidade do interior de Minas Gerais, com crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental II, sendo no total 100 alunos. Foram realizados vários encontros focando a importância da realização de atividades, brincadeiras ao ar livre, evitando-se o uso de telas e foi abordado os malefícios do uso de telas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foram realizados quatro encontros com as crianças. O objetivo do primeiro encontro foi mostrar como o uso exagerado de telas pode impactar negativamente no desenvolvimento das crianças. Foi abordado esse tema e em seguida foram entregues desenhos que continham imagens de crianças lendo livros e brincando. As crianças podiam escolher o desenho que mais se sentiam atraídas e colorir. O objetivo dessas imagens era incentivar as crianças a praticar tais atividades e brincarem, a fim de substituir o uso das telas por tais tarefas. Em todos os momentos foi utilizada uma linguagem fácil e acessível, de acordo com a faixa etárias das crianças.
No segundo encontro foi realizado um teatro com fantoches, destacando o quanto brincar seria mais divertido e interessante ao invés de passar o tempo em frente às telas. As crianças ficaram bem focadas e participativas, uma vez que o enredo contava com a participação delas através de perguntas. Ao fim da atividade, foi colocada uma música animada com o tema onde todos dançaram e foi possível reforçar a importância das brincadeiras na vida das crianças.
No terceiro encontro, foi realizada uma brincadeira chamada de “Baú de Mímica”. Tal, consistiu em uma dinâmica na qual as crianças realizavam mímica de acordo com o papel que tiravam do “baú de mímica”. Os papéis continham atividades/brincadeiras como: amarelinha, pular corda, andar de bicicleta, desenhar, ler livro, tocar violão, jogar bola, esconde esconde e soltar pipa. Foi um encontro leve e as crianças ficaram muito animadas e envolvidas com a atividade. No final, foi realizado um resumo do assunto repassando com todos eles o tema abordado durante todos os encontros.
No quarto e último encontro foi entregue aos alunos um folder de conscientização sobre o uso de telas para eles lessem e entregassem aos seus pais ou responsáveis, a fim de compreenderem os prejuízos que a exposição às telas prejudicam no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, sendo essa uma informação crucial para auxiliar os filhos a cada dia. Nessa cartilha, também continha dicas para os responsáveis lidar com a situação do uso de telas da melhor maneira com os seus filhos, sempre os monitorando e seguindo o tempo adequado para cada faixa etária.
Também nesse dia foram entregues aos alunos e professores um marcador de livro e um lápis preto para incentivá-los na prática da leitura, escrita e no desenvolvimento da criança.
CONCLUSÕES
Durante os encontros com as crianças foi percebido um grande entusiasmo delas em participar de cada atividade que foi elaborada. Notou-se que quando as crianças tem opções de brincadeiras, as telas são deixadas de lado, assim os objetivos do projeto de extensão foram atingidos.