Como está sua satisfação sexual?
Avaliação da satisfação sexual em uma amostra da população brasileira.
Palavras-chave:
Saúde sexual, satisfação sexual, qualidade de vidaResumo
A sexualidade humana é um fenômeno biopsicossociocultural fundamental para o bem-estar e qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação sexual em uma amostra da população brasileira, correlacionando-a com variáveis sociodemográficas, biológicas e comportamentais. Trata-se de um estudo de corte transversal, utilizando a New Sexual Satisfaction Scale (NSSS), validada em português, e aplicado via formulário eletrônico a indivíduos com idade entre 18 e 65 anos, com vida sexual ativa.
Os principais objetivos incluíram avaliar a satisfação sexual entre diferentes grupos (mulheres em idade reprodutiva e climatério, homens e indivíduos LGBTQIA+), investigar a influência de fatores biológicos, sociais, econômicos e culturais na sexualidade, bem como verificar a associação entre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e satisfação sexual.
As hipóteses levantadas indicam que maior escolaridade está associada a maior autonomia e satisfação sexual, enquanto o uso de contraceptivos hormonais e a transição para o climatério estão relacionados à diminuição da libido. Adicionalmente, espera-se menor uso de contraceptivos entre a população LGBTQIA+ e maior frequência de orgasmo em mulheres lésbicas cisgênero comparadas às heterossexuais. A análise estatística será realizada por meio do software Epi Info®, utilizando regressão logística.
Este estudo visa fornecer subsídios para políticas públicas e práticas clínicas voltadas à promoção da saúde sexual, reconhecendo a diversidade de experiências e necessidades da população brasileira.