Movimento Gestar: Estratégias de Fisioterapia Obstétrica para Preparação Integral ao Parto Normal em Ipiaú – Bahia

Análise Epidemiológica e Implementação de Protocolos de Atenção à Gestante na Atenção Primária

Autores

  • Luis Felipe do Rosário Lopes Faculdade Atenas do Sul Baiano
  • Lizandra Almeida Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edilene Guimarães Silva do Espírito Santo
  • Everaldo Lourenço da Paz
  • Keila Maia Cardoso
  • Sarah Souza Pontes Faculdade Atenas do Sul Baiano

Resumo

O projeto Movimento Gestar surgiu a partir da análise de indicadores epidemiológicos materno-infantis em Ipiaú (1998–2015), utilizando dados secundários de sistemas de informação em saúde (SISAB, SIAB, SINASC e SIM), com o objetivo de subsidiar a construção de um protocolo de fisioterapia obstétrica voltado para gestantes de baixo risco. O programa visa à preparação integral para o parto normal, à redução de cesarianas e à promoção da autonomia materna, integrando orientações físicas, respiratórias, posturais e educativas. As atividades incluem exercícios de mobilidade, alongamento, fortalecimento muscular, técnicas respiratórias, relaxamento, posições facilitadoras para o parto e rodas de conversa sobre cuidados gestacionais, pós-parto e vínculo mãe-bebê, com envolvimento da rede de apoio das gestantes. A experiência, conduzida pela fisioterapeuta Sarah Souza Pontes – CREFITO 111952-F, demonstrou melhoria na consciência corporal, fortalecimento muscular, redução de desconfortos gestacionais e maior preparo para o parto normal. O monitoramento contínuo e a sistematização dos dados permitiram ajustes na prática, reforçando a importância da atenção baseada em evidências e da integração multiprofissional. A experiência evidenciou que intervenções estruturadas em fisioterapia obstétrica podem contribuir significativamente para a humanização do parto, promoção da saúde materno-infantil e fortalecimento do vínculo familiar. Sugere-se a expansão do projeto, intensificação da capacitação da equipe e acompanhamento sistemático dos indicadores de saúde para otimização dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Almeida Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães(2003). Atualmente é Técnica de enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem.

Edilene Guimarães Silva do Espírito Santo

Enfermeira, atuação hospitalar e saúde primária e atual diretora de atenção básica de ipiau BA

Everaldo Lourenço da Paz

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública.

Keila Maia Cardoso

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz(2002) e em Psicopedagogia pela Uniasselvi (2025), com pós-graduação em Gerontologia Social (2005) , pela UESC , em Saúde Coletiva pela FTC-Itabuna(2008), e em Educação à distância pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB), em 2012, Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia(UESB) em 2019, Enfermagem em Urgência e Emergência pela Unyleya ( em 2019), Enfermagem em Dermatologia pela Facuminas em 2022, . Já atuou como A pesquisadora do Núcleo do Envelhecimento da Universidade Estadual de Santa Cruz . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia Social e Saúde da Família, e Gestão em Saúde, e docente de curso Técnico em Enfermagem ( CETEP-Médio Rio das Contas, entre 2008 a 2012), CETEP Aprovado de 2023 até dias atuais. Atuou na coordenação de Enfermagem do Hospital Geral de Ipiaú e coordenação municipal da Atenção Básica de Ibirataia, vigilância e epidemiológica do município de Ipiaú, além de Assessoria e Planejamento na Secretaria Municipal de Ipiaú, e desde 2024 atua como Secretária Municipal de Saúde de Ipiaú. Pós graduanda do curso de Psicopedagogia clínica e institucional e Pós em Gestão de Pessoas : Treinamento e desenvolvimento, pela Uniasselvi, iniciado em 2025

Sarah Souza Pontes, Faculdade Atenas do Sul Baiano

Atualmente funcionária pública efetiva nos municípios de Ipiaú e Mutuípe (Bahia) e docente no curso de medicina da Faculdade Atenas (Valença - BA).Experiência assistencial como Fisioterapeuta e Enfermeira em unidades públicas e privadas, em enfermarias, unidades fechadas, na atenção primária, homecare, clínicas e atendimentos domiciliares desde 2008.Dedicação acadêmica em ensino, extensão, pesquisa e gestão pedagógica desde 20011 nos cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia, medicina e pós graduações em universidades públicas e privadas, participação em grupo de pesquisa, publicação de artigos e palestras.Vivência com dados em diversas áreas do conhecimento: saúde, educação e financeira (Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia, Empresa Educacional Galena (SP) e Financeira CREDZ (SP). Coleta de dados primários e secundários, organização de bancos, extração, análise e armazenamento dos dados para tomada de decisão. 

Downloads

Publicado

2026-01-16

Como Citar

do Rosário Lopes, L. F., Almeida Nascimento, L., Guimarães Silva do Espírito Santo, E., Lourenço da Paz, E., Maia Cardoso, K., & Souza Pontes, S. (2026). Movimento Gestar: Estratégias de Fisioterapia Obstétrica para Preparação Integral ao Parto Normal em Ipiaú – Bahia: Análise Epidemiológica e Implementação de Protocolos de Atenção à Gestante na Atenção Primária. Revista Dos Seminários De Iniciação Cientifica, 8(2). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/resic/article/view/754