Brincar para aprender: do lúdico à conscientização sobre as doenças negligenciadas - relato de experiência

Autores

  • Levi Eduardo Soares Reis Faculdade Atenas Sete Lagoas https://orcid.org/0000-0002-9924-8908
  • Arthur Barbosa Santos
  • Ana Flávia Gomes
  • Ana Lúcia Marques Lopes
  • Bruna Paiva Guimarães
  • Laura Fernandino Campos Moreira
  • Lucas Eduardo Lessa Mussi
  • Rafaella Valadares Diniz
  • Raissa Santos Resende
  • Renata Elizabeth Da Silva
  • Rita DE Cássia Silva

Resumo

Definidas pelo acometimento majoritário a populações marginalizadas, as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) recebem insuficiente atenção e investimento, o que perpetua um ciclo de negligência que agrava seus impactos na saúde dessas comunidades. Este relato de experiência, realizado por acadêmicos de Medicina em uma escola de Ensino Primário e Fundamental, incluiu oficinas lúdico-teóricas sobre amebíase, ascaridíase, leishmaniose e dengue. A interação entre os alunos criou um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o conhecimento foi compartilhado de forma construtiva. O projeto resultou em maior conscientização, promoção de comportamentos preventivos e capacitação dos alunos como agentes de mudança em suas comunidades, ressaltando a relevância contínua de iniciativas educativas para mitigar os impactos das DTNs e promover a saúde pública.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Reis, L. E. S., Barbosa Santos, A. ., Flávia Gomes , A. ., Lúcia Marques Lopes, A. ., Paiva Guimarães, B. ., Fernandino Campos Moreira, L. ., … DE Cássia Silva , R. (2024). Brincar para aprender: do lúdico à conscientização sobre as doenças negligenciadas - relato de experiência. REUNI Atenas, 2(1). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/reuni/article/view/481