VISÃO EM AÇÃO
Resumo
O projeto “Visão em Ação” teve como objetivo principal avaliar a acuidade visual nas crianças bem como demonstrar a importância do ambiente escolar como meio de promover a identificação precoce de problemas visuais dentro dessa faixa etária.
O projeto foi realizado na escola municipal Professora Ananias Emerenciano e contou com a participação de 200 crianças dentro da faixa etária de 8 a 10 anos e com os professores da escola. Dentro da sua aplicação, o projeto foi dividido em duas etapas: a primeira contou com duas palestras que foram direcionadas para as crianças e um workshop direcionado para os professores, enquanto a segunda etapa incluiu a realização dos testes visuais nas crianças, como, por exemplo, o Teste de Snellen e o Teste de Ishihara. O conteúdo das palestras e do workshop envolveu explicações breves acerca de alguns problemas visuais, possíveis cuidados com a visão e como identificar dificuldade em enxergar nas crianças, a importância do papel dos professores em ajudar a detectar precocemente problemas visuais em seus alunos e como realizar os testes.Ao final da realização dos testes, os resultados registrados foram recolhidos com observações sobre a necessidade de encaminhar as crianças para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou não conforme a detecção de dificuldades visuais em cada uma delas.
Dessa forma, foi possível perceber a importância do papel da escola e dos professores no que diz respeito em auxiliar os pais na detecção precoce de problemas visuais nos alunos, especialmente na infância.
Palavras Chave; saúde ocular, escola, criança.