Raízes da nutrição: Avaliação Nutricional de Crianças na Escola

Autores

  • Débora Herculano Faculdade Atenas
  • Ana Cecília Malta Coutinho Chaves Faculdade Atenas
  • Ana Júlia Ottoni Freire Faculdade Atenas
  • Ana Lívia Aparecida Mesquita Faculdade Atenas
  • Antônio Augusto Lopes Ribeiro Faculdade Atenas
  • Douglas Oliveira Santos Faculdade Atenas
  • Iraí Ferreira de Ázara Júnior Faculdade Atenas
  • Izabelle Nasser Pereira Faculdade Atenas
  • Línidi Palhares Prata Faculdade Atenas
  • Lucas Pinheiro Faculdade Atenas
  • Luíza Aparecida Bueno Teixeira Faculdade Atenas
  • Rubia Ferreira Galdino Faculdade Atenas
  • Vinicius Almeida Faculdade Atenas

Resumo

O projeto de extensão "Raízes da Nutrição: Avaliação Nutricional de Crianças em Escolas e Creches" teve como objetivo avaliar o estado nutricional de crianças de 5 a 7 anos e promover práticas alimentares saudáveis. Realizado em escolas e creches públicas de Passos, MG, o projeto envolveu avaliação antropométrica (peso e altura) e atividades educativas, como brincadeiras lúdicas e a distribuição de um e-book de receitas para as famílias. Os resultados mostraram grande variação no estado nutricional das crianças, indicando a necessidade de intervenções precoces. As atividades interativas foram bem aceitas, promovendo conscientização tanto nas crianças quanto nas famílias. O projeto alcançou seus objetivos e sugere que sua replicação em outras comunidades, aliada a políticas públicas, pode contribuir para a prevenção de problemas nutricionais e para a promoção de uma cultura de saúde preventiva desde a infância.

 

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação nutricional, atividades educativas, saúde infantil, antropometria, alimentação saudável.

 

 

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Herculano, D., Malta Coutinho Chaves, A. C., Ottoni Freire, A. J., Aparecida Mesquita, A. L., Augusto Lopes Ribeiro, A., Oliveira Santos, D., … Almeida, V. (2024). Raízes da nutrição: Avaliação Nutricional de Crianças na Escola. REUNI Atenas, 3(1). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/reuni/article/view/544

Edição

Seção

Artigos