BIOSSEGURANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Débora Herculano Faculdade Atenas
  • Ana Clara Gontijo Dutra Faculdade Atenas
  • Gabriel Moraes Luperni Horta Faculdade Atenas
  • José Guilherme Pelegrino Faculdade Atenas
  • Julia Alves Correa Faculdade Atenas
  • Juciara de Sousa Carvalho Faculdade Atenas
  • Luis Eduardo Belini da Silva Faculdade Atenas
  • Maria Clarice Gonzaga Aranha de Moura Faculdade Atenas
  • Maria Eduarda Oliveira
  • Maria Fernanda Lima Sampaio Faculdade Atenas
  • Pedro Felipe da Silva Raimundo Faculdade Atenas
  • Priscilla de Oliveira Dias Faculdade Atenas

Resumo

A biossegurança são práticas que devem ser seguidas a fim de evitar a proliferação de doenças, e é essencial para garantir a saúde e segurança no ambiente escolar dos alunos, professores e funcionários. Podemos citar como políticas eficazes a prática da lavagem correta das mãos principalmente antes das refeições e após usarem o banheiro, uso de álcool em gel e o não compartilhamento de objetos pessoais. O consentimento prévio da importância da biossegurança é fundamental, assim como treinamentos contínuos e uma infraestrutura adequada. A pandemia de COVID-19 revelou lacunas importantes, mas também impulsionou melhorias nas práticas de biossegurança. A implementação de diversos protocolos como de higienização e distanciamento social, são estratégias para reduzir o risco de contágio e promover um ambiente saudável para a aprendizagem, não só para o covid, mas também devido a outras doenças como resfriados, gripes, estomatites, mão-pé-boca, entre outras.

PALAVRAS-CHAVE: Biossegurança, ambiente escolar, infância, Limpeza.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Herculano, D., Gontijo Dutra, A. C., Moraes Luperni Horta, G., Guilherme Pelegrino, J., Alves Correa, J., de Sousa Carvalho, J., … de Oliveira Dias, P. (2024). BIOSSEGURANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR. REUNI Atenas, 3(1). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/reuni/article/view/547

Edição

Seção

Artigos