Uma REVISÃO BIBILIOGRÁFICA: FATORES DE RISCO PARA SÍFILIS EM MULHERES

FATORES DE RISCO PARA SÍFILIS EM MULHERES

Autores

  • José Auri Vilela Lemos Queiros Faculdade Atenas de Medicina-Campus Passos
  • Luís Alberto Kirchner Paschoini Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Mirelly Dantas Caldeira Aeissami Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Isabella Morato Barbosa Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Barbara Camilla Gonçalves Marques Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Núbia Taveira Carvalhaes Assad Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Gabriel Silva Ferreira Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Aguimar Xavier de Carvalho Filho Estudante do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos
  • Deiane Costa Lopes
  • Dra Sabrina Thalita dos Reis Faria Bióloga, Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professora do Curso de Medicina da Faculdade Atenas-Campus Passos.

Palavras-chave:

sífilis, Mulheres, Fatores de risco

Resumo

Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida durante relação sexual desprotegida, transmissão vertical na gestação ou no parto de mães contaminadas sem tratamento correto. Neste trabalho buscamos analisar os fatores de risco de sífilis para mulheres. Revisão da literatura: Selecionamos 19 artigos através de busca nas bases Pubmed e BVS, utilizando-se como critérios de pesquisas estudos sobre ISTs que em algum momento tratassem especificamente sobre sífilis, publicados em periódicos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, com metodologia claramente descrita, textos disponíveis na íntegra e publicados entre 2016 a 2019. Encontramos que dentre os fatores sociodemográficos, nível de escolaridade e baixa renda, são fatores de risco para sífilis. Considerando o comportamento individual, início de relação sexual precoce, uso de drogas ilegais, mais de um parceiro relacionados com atividade sexual, profissionais do sexo, não utilização de preservativos durante relação sexual, idade, idade da primeira gestação, estado civil, são condições associadas ao aumento da incidência.Conclusões: Com o crescente número de casos, denota-se falhas no sistema de saúde brasileiro em relação ao enfrentamento da doença, tendo em vista ser uma patologia de fácil combate, porém de grandes malefícios.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Como Citar

Vilela Lemos Queiros, J. A., Kirchner Paschoini, L. A., Dantas Caldeira Aeissami, M. ., Morato Barbosa, I., Camilla Gonçalves Marques, B., Taveira Carvalhaes Assad, N., … Thalita dos Reis Faria, S. (2021). Uma REVISÃO BIBILIOGRÁFICA: FATORES DE RISCO PARA SÍFILIS EM MULHERES: FATORES DE RISCO PARA SÍFILIS EM MULHERES. Revista Atenas Higeia, 3(2), 1–5. Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/higeia/article/view/105