Sobre a Revista

A Revista Atenas Higeia tem como objetivo divulgar trabalhos que representem uma importante contribuição  para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área da saúde e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local, preservando assim a memória da ciência. Em seu escopo, a Revista Atenas Higeia terá prioridade em divulgar trabalhos inéditos na área de Saúde. A versão online da revista utiliza a modalidade contínua de publicação, incluindo textos completos de artigos e está disponivel com acesso aberto.

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2025): Revista Atenas Higeia
					Visualizar v. 7 n. 2 (2025): Revista Atenas Higeia

Prezados leitores, pesquisadores e colaboradores,

É com grande satisfação que apresentamos o Volume 7, Número 2, referente ao ano de 2025, da Revista Atenas Higeia.

Nesta edição, continuamos nossa missão de fomentar a disseminação do conhecimento científico e promover o debate qualificado nas diversas áreas do saber que compõem nosso escopo editorial. Reunimos uma seleção de artigos originais, revisões e outros formatos de contribuição que refletem o rigor acadêmico e a relevância temática que buscamos constantemente oferecer.

Agradecemos imensamente aos autores pela confiança em submeter seus valiosos trabalhos à nossa revista, bem como ao dedicado corpo de pareceristas, cujo trabalho criterioso é fundamental para a manutenção da qualidade de nossas publicações.

Convidamos a todos para explorarem os artigos que compõem este novo número, na certeza de que encontrarão discussões estimulantes e contribuições significativas para suas áreas de interesse e pesquisa.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

Atenciosamente,

O Corpo Editorial Revista Atenas Higeia

Publicado: 2025-07-30

Artigos

  • ESGOTAMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DO COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA.

    Geovana Araújo Lacerda, Arthur Fonseca Cardoso, Dinah Bonifácio Costa, Julia de Oliveira Bernardino, Mariana Lucio Gallo, Aline Moreira Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.509
  • Cuidados de enfermagem com crianças em pós operatório de correção de hidrocefalia congênita.

    Nariman de Felicio Bortucan Lenza, Larissa Costa Freitas, Maria Eduarda da Silva Morais, Natássia Carmo Lopes Queiroz Ferreira, Camilla Borges Lopes Souza, Mateus Goulart Alves, Amanda Aparecida Borges, Iácara Santos Barbosa Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.698
  • A INTERPRETATIVIDADE DA FORMAÇÃO IMAGINÁRIA NA SESSÃO DE TERAPIA

    Thiago Barbosa Soares
    DOI: https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.563
  • MANEJO DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE REVISÃO INTEGRATIVA

    MATEUS GOULART ALVES, Giovanna Maria Pereira Prado, Diego Lacerda Alves, Camilla Borges Lopes Souza
    DOI: https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.595
Ver Todas as Edições

Higeia era uma das filhas de Asklepios, o deus greco-romano da medicina e da cura. Higeia era adorada como a deusa da boa saúde ou limpeza. O nome dela é onde recebemos a palavra "higiene". Esta pequena estátua é feita de mármore e foi supostamente encontrada em Ostia, Itália, no início de 1900. Créditos da Foto:  Statue of the goddess Hygeia, Roman, 100 BCE - 100 CE. Credit: Science Museum, London. CC BY