CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE A ESCALA DE CINCINNATI

Autores

  • MATEUS GOULART ALVES FACULDADE ATENAS PASSOS
  • Bianca Aparecida Ribeiro UEMG PASSOS
  • Vania Maria De Carvalho Félix UEMG PASSOS
  • Luana Matos Silva Araújo
  • Vanessa Oliveira Silva Pereira
  • Aline Teixeira Silva
  • Marco Túlio Menezes Carvalho

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Atenção Primária à Saúde, Conhecimento, Enfermeiras e Enfermeiros

Resumo

A Escala de Cincinnati é uma escala Pré-Hospitalar utilizada para reconhecimento dos sinais e sintomas do Acidente Vascular Encefálico. Segundo a Portaria nº 221, de 17 de abril de 2008 do Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Encefálico é considerado uma das Condições Sensíveis à Atenção Primária à Saúde. O objetivo foi investigar o conhecimento dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde em relação a Escala de Cincinatti. Pesquisa descritiva, de caráter exploratório, transversal com abordagem quantitativa, sendo realizada em uma cidade situada no interior de Minas Gerais com 22 enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde em julho de 2017. Para realização da coleta de dados, utilizou-se um questionário e os dados foram analisados através de estatística descritiva simples. Verificou-se que somente 59% dos enfermeiros conhecem a existência da Escala.  Em relação à segurança na aplicação, 72,7% sentem-se inseguros em aplicá-la. Falta incentivos e programas de capacitação para estes profissionais. É essencial que os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde trabalhem em conjunto com a comunidade, atendendo as necessidades dos usuários e contribuindo, assim, para o diagnóstico precoce do Acidente Vascular Encefálico.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

ALVES, M. G., Ribeiro, B. A., Félix, V. M. D. C., Araújo, L. M. S., Pereira, V. O. S., Silva, A. T., & Carvalho, M. T. M. (2019). CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOBRE A ESCALA DE CINCINNATI. Revista Atenas Higeia, 1(1), 35–40. Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/higeia/article/view/13