Desenvolvimento de um programa de educação em Diabetes como ferramenta para a promoção da mudança de hábitos de vida:
Relato de experiência
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Educação em Diabetes, Hábitos saudáveis, HiperglicemiaResumo
O Diabetes mellitus (DM) é considerado uma doença crônica comum e que necessita de tratamentos terapêuticos de forma regular e permanente. A incidência cada vez mais alta de indivíduos diabéticos e eventualmente das complicações correlatas a doença tem se tornado motivo de preocupação para o setor da saúde. Isso decorre do fato de que tais pacientes demandam cuidados prolongados e muitas vezes onerosos ao sistema de saúde brasileiro. Diante deste cenário, ressalta-se a importância da conscientização da população acerca da doença, suas terapias e, principalmente da necessidade de mudanças de hábitos como ferramenta de controle e prevenção do DM. Nesse sentido, destaca-se os programas de educação em Diabetes, os quais têm por objetivo a promoção de ações orientadas para a prevenção primária (prevenção do desenvolvimento da doença) e secundária (prevenção das complicações decorrentes da doença) do DM. A consequência prática frente a implementação de tais ações, diz respeito a modificação dos hábitos de vida dos participantes, implicando diretamente em um melhor prognóstico e consequentemente menor sobrecarga do sistema de saúde. O presente artigo tem por objetivo relatar o desenvolvimento de um programa educacional em Diabetes bem como sua forma de avaliação, a fim de verificar as consequências práticas desenvolvidas nos participantes por meio das intervenções educacionais.