O impacto da pandemia no processo de ensino-aprendizado de crianças com TEA

Uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Autismo, TEA, Isolamento Social, COVID-19

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição baseada em um atraso no desenvolvimento neurológico que acarreta dificuldades nas habilidades sociais, comportamentais, de linguagem e comunicação. É um transtorno complexo que ainda não possui uma causa definida, podendo ser multifatorial. Em vista disso, o indivíduo que possui TEA necessita de intervenções precoces, sendo muito importante estratégias de socialização, aprendizagem, educação e comunicação. Diante do atual cenário da COVID-19, essa revisão integrativa tem por objetivo evidenciar os impactos do isolamento social no desenvolvimento e aprendizado de crianças e adolescentes com TEA. Foi realizado um levantamento de artigos pelas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS, no período de Fevereiro-Maio de 2021, utilizando os seguintes descritores em saúde: “autismo”, “transtorno do espectro do autismo”, “ensino-aprendizagem”, “pandemia”, “isolamento social”, “ensino remoto”, “ensino a distância”. Após análise de todos os estudos selecionados, os resultados trazem que a pandemia teve impacto negativo em crianças e adolescentes com TEA, não só no quesito da aprendizagem, mas também no comportamento, na interação social e desenvolvimento neurológico. Nesse cenário, é necessário a implementação de estratégias com dedicação, esforço e humanização para que o processo de desenvolvimento de pacientes com TEA alcance os resultados almejados, mesmo na pandemia.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Augusto Costa, A., Queiroz Gama, B. ., Aparecida Fernandes, B., Figueiredo Severiano Alves, M. L., & de Felício Bortucan Lenza, N. . (2022). O impacto da pandemia no processo de ensino-aprendizado de crianças com TEA: Uma revisão integrativa. Revista Atenas Higeia, 4(2). Recuperado de https://revistas.atenas.edu.br/higeia/article/view/280