A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO JUNTO AO TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Enfermeiro, Psicopedagogia.Resumo
Introdução: As hospitalizações na infância retratam uma experiência possivelmente traumática, pois, privada de seu cotidiano a criança se percebe em um ambiente diferente e está sujeita a procedimentos invasivos e dolorosos. O hospital passa a permear o processo de crescimento e de desenvolvimento da criança, muitas vezes, limitando-a social e intelectualmente. Objetivo: Exteriorizar a atuação do enfermeiro junto ao psicopedagogo como agentes facilitadores no processo de aprendizagem da criança hospitalizada. Metodologia: Estudo descritivo baseado na revisão tradicional da literatura. Resultados e discussão: A Psicopedagogia hospitalar, traz práticas de trabalho que buscam diminuir os processos de defasagem na aprendizagem, trazendo contribuições para trabalhar o emocional, diminuindo a angustia sofrida durante o processo de internação. A ludicidade, brinquedo terapêutico, contos infantis favorecem a humanização e permeiam intervenções que proporcionam momentos prazerosos vividos pelas crianças durante as brincadeiras onde resultam não somente no prazer da brincadeira mais também com os resultados de estarem liberando suas angustias e tensões mediante essas ações, proporcionando um relacionamento de sinceridade e confiança entre o aluno/paciente/ profissional. Considerações finais: É de extrema importância a atuação conjunta destes profissionais, visando a continuidade do desenvolvimento educacional, intelectual, social e assistencial da criança hospitalizada.