INCIDÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DA UEMG - PASSOS - MG
Palavras-chave:
Burnout; Estresse; Ansiedade; DepressãoResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar a prevalência e fatores ligados à Síndrome de Burnout entre os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da Universidade do Estado de Minas Gerais. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, envolvendo acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina e Nutrição. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado dois instrumentos de avaliação: o questionário de dados sociodemográfico e o questionário MBI–SS, uma adaptação do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, com quinze questões para avaliar a síndrome em estudantes, ou seja, como estes vivenciam seus estudos, de acordo com as três dimensões conceituais: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Resultados: a partir do questionário MBI-SS, revelou-se que todas as turmas apresentam valores preditivos de fatores referentes à Síndrome de Burnout, oscilando entre os cursos, porém os alunos não se encontram com risco eminente de desenvolver a síndrome. Conclusão: apesar dos valores não serem compatíveis com diagnóstico de Síndrome de Burnout, o índice foi bem próximo dos fatores do diagnóstico, necessita atuar em nível de prevenção junto aos acadêmicos.
Palavras-chave: Burnout; Estresse; Ansiedade; Depressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Atenas Higeia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.