Cuidados de enfermagem com crianças em pós operatório de correção de hidrocefalia congênita.

Autores

  • Nariman de Felicio Bortucan Lenza Docente da Faculdade de Medicina Atenas e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
  • Larissa Costa Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Maria Eduarda da Silva Morais Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Natássia Carmo Lopes Queiroz Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Camilla Borges Lopes Souza Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade de Medicina Atenas, Passos.
  • Mateus Goulart Alves Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade de Medicina Atenas, Passos.
  • Amanda Aparecida Borges Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade de Medicina Atenas, Passos.
  • Iácara Santos Barbosa Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais e Faculdade de Medicina Atenas, Passos.

DOI:

https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.698

Resumo

O objetivo do trabalho foi descrever os cuidados de enfermagem em crianças no pós-operatório de cirurgia para correção de hidrocefalia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada através de uma revisão de literatura. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi realizada pesquisa bibliográfica no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e no google acadêmico, resultando em sete artigos que embasaram a pesquisa. Foram elencados dois eixos temáticos: “Cuidados de enfermagem no pós-operatório de correção de hidrocefalia congênita” e “Educação em saúde para o cuidado familiar em casa”. A enfermagem exerce ações de extrema relevância no período hospitalar, como a realização do processo de enfermagem, verificação e controle de sinais vitais, monitorização do nível de consciência, posicionamento da cabeça, controle da dor, prevenção de lesões por pressão, acompanhamento do perímetro cefálico; controle de balanço hídrico e peso, estimula o contato pele a pele, observa sinais de infecção, promove higiene corporal adequada e faz todo o preparo de educação em saúde para a alta hospitalar e para a família cuidar desta criança em casa. Conclui-se que há um déficit na capacitação da equipe para prestar essa assistência de enfermagem e há escassez na literatura sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Lenza, N. de F. B., Costa Freitas, L., da Silva Morais, M. E., Carmo Lopes Queiroz Ferreira, N., Borges Lopes Souza, C., Goulart Alves, M., … Santos Barbosa Oliveira, I. (2025). Cuidados de enfermagem com crianças em pós operatório de correção de hidrocefalia congênita. Revista Atenas Higeia, 7(2). https://doi.org/10.71409/ah.v7i2.698